quinta-feira, agosto 06, 2009

Nepal
Annapurna
O Annapurna é uma série de montanhas nos Himalayas, onde está localizado o Annapurna I com 8091 metros de altura. A região também abriga a Área de Conservação Annapurna. A primeira e maior área de conservação do Nepal tem 7629 km quadrados, estabelecida pelo rei Mahendra. A área também é casa dos maiores circuitos de treks do mundo.

Depois de dois meses em Pokhara, me recuperando de uma forte infecção no ouvido, resolvi iniciar o circuito Annapurna. O trek seria realizado mais ou menos em 20 dias, com caminhadas diárias de 4 a 6 horas pelas montanhas dos Himalayas. Para a jornada me provi de mapas, roupas especiais, remédios e muita informação. Pois estaria realizando a caminhada sozinho, muito longe de qualquer hospital e somente com o socorro de um helicóptero, caso minhas vida estivesse em risco, com o custo de R$ 2000,00 para o resgate.

Os primeiros dias de caminhada foram muito agradáveis, embora minha muchila não estivesse muito confortável. Mas depois de alguns ajustes com linha e agulha tudo ficou perfeito.
Cruzei com várias pessoas durante o trajeto, sempre as comprimentando com o famoso "Namastê". Com exceção de alguns franceses, que insistem em falar a lingua de sua pátria mãe onde quer que estejam. Mas as pessoas que mais me marcaram foram os locais, os quais vivem em condições de muitos anos atrás, com meio de transporte e comunicação muito atrazados.
Durante minha caminhada estavam sendo realizados alguns festejos, onde os locais deixavam suas vilas para pedirem contribuições nas trilhas, em troca de música e danças.No terceiro dia de caminhada comecei a sentir os resquicios da minha passada infecção de ouvido. Resolvi mudar meu ritmo de caminhada e repousar a cada 30 minutos, embora não me sentisse cansado.
Durante horas no dia passava sozinho, caminhando por entre montanhas, nos vales mas lindos e profundos que já estive. Hora passando por florestas, hora passando por campos, hora por vale de pedras e até jardins de Cannabis selvagem.


Após a caminhada do quarto dia me hospedei em uma pequena pousada de uma senhora tibetana. A essa altura a temperatura estava muito baixa, a altitude aumentando a cada quilometro. Logo eu estaria em grandes altitudes e neve. Com meu ouvido doendo cada vez mais eu estava preocupado, precisaria estar em perfeita forma física para continuar.
Resolvi passar um dia descansando nessa pequena vila e ver se meu quadro melhorava. Descansei, me alimentei bem e caminhei pelos arredores da vila. Fui até o próximo vale e sentei sobre uma grande pedra. Tinha que tomar uma decisão, continuar ou voltar. Não podia arriscar minha vida, mas ao mesmo tempo sabia que não iria conhecer os mistérios dos próximos vales tão cedo, talvez essa fosse a única chance. Mas sem me arrepender eu fiz meia volta e retornei a Pokhara. A dor de ouvido melhorou a medida que eu voltava. Ainda hoje carrego a vontade de voltar ao circuito Annapurna. Um dia voltarei.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial